Será que você se encaixa em alguma das contraindicações para o rapé?

Omar Gibran e Leal Carvalho em Goiânia.

As Contraindicações para o rapé. Todas as pessoas podem usar o rapé? Quem não pode? Menores de idade podem usar rapé? Grávidas podem usar rapé? Vamos lá!

Desde já, existem contraindicações para o Rapé. Assim como todas as medicinas da floresta, o Rapé sagrado exige ciência e seriedade na sua consagração. Todavia, em primeiro lugar,  estude e se inicie com uma pessoa firme e de confiança.

Por exemplo, um caso muito abordado é o de GESTANTES. Sobretudo, houve casos de mulheres que consagraram durante toda a gestação e foi tudo bem, ministrando sempre com pessoas de sua confiança e sopros regrados. Apesar disso, existem linhas de neo-xamanismo e até indígenas que permitem e incentivam o uso de rapé pelas gestantes com um sopro leve e com pouco rapé.

Ainda assim, a princípio, também conhecemos mulheres que tiveram problemas sérios. Além disso, como todos sabemos, o rapé pode provocar vômito, que é uma limpeza espiritual através do físico. Bem como, o vômito causa fortes contrações abdominais espontâneas, o que pode levar a sérios problemas durante a gestação e até mesmo ao aborto.

Antes de mais nada, veja também os 40 motivos para utilizar o rapé sagrado.

Tendo em vista este perigo, nós não recomendamos o uso do rapé para as gestantes. Ainda mais se colocarmos na balança, os benefícios são irrisórios comparados aos possíveis malefícios. De antemão, é melhor que a gestante dê uma pausa na consagração do rapé durante esses nove meses para evitar possíveis danos. Primordialmente, devemos conhecer as contraindicações para o rapé sagrado e ter respeito, para que não cause nenhum mal.

Contraindicações para o rapé a se atentar

Uso Rapé Sagrado
Omar Gibran e Nawa Siã Huni Kuin

Agora, contraindicações para o rapé para pessoas hipertensas e hipotensas, que são as famosas pressão alta e pressão baixa, respectivamente. Ou seja, o rapé pode tanto aumentar como abaixar a pressão, dependendo da força do sopro e quantidade de rapé. Para pessoas que já tem predisposição a essas condições não é recomendado o uso de rapé. Portanto, que seja aplicado por um mestre rapezeiro com sopro leve e pouco rapé. Logo, nunca faça o uso sozinho.

Falando de necessidade, crianças e adolescentes que ainda estão “nulos” no jogo da vida, sem traumas e sem problemas demasiados, não precisam usar rapé. Contudo, o uso dessa medicina sagrada envolve toda uma ritualística espiritual e também age no físico, que são coisas que as crianças ainda não precisam ser expostas.

Em seguida, de acordo com a lei brasileira, menores de 18 anos não podem usar rapé. Ou seja, o uso do tabaco é proibido para menores de idade, então nós não incentivamos, porém, entro das aldeias isso é comum, mas nós que vivemos na selva de pedra devemos respeitar as leis as quais estamos sujeitos. Igualmente, aqui também uma das contraindicações para o rapé indispensável.

Por fim, você sabe de mais algum caso em que não se pode usar o rapé? Comente! Envie o link dessa página para uma pessoa querida para que ela conheça as contraindicações para o rapé sagrado e possa consagrar com segurança. Acima de tudo, estude.

Por último, veja também as 5 ocasiões em que se consagra o rapé. 

Assista também no YouTube nossa Série Completa do Rapé Sagrado, para que em primeiro lugar, você entenda tudo que envolve essa medicina.

Omar Gibran

Omar Gibran

Omar Gibran é estudante das medicinas da floresta e das culturas indígenas.
@txaigibran

Deixe um comentário